Event snippet. The event snippet section should be placed on pages with events youíre tracking, after the global snippet.
COPOM mantém taxa básica de juros em 13,75% em maio de 2023

COPOM mantém taxa básica de juros em 13,75% em maio de 2023

O Comitê de Política Monetária (COPOM) decidiu nesta quarta-feira (3), manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro. Essa é a sexta vez consecutiva que o COPOM mantém a taxa nesse patamar.

De acordo com o comunicado do Banco Central, a decisão foi tomada levando em consideração a manutenção do ambiente externo. Os episódios envolvendo bancos no exterior têm elevado a incerteza, mas com contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento, requerendo contínuo monitoramento. Em paralelo, os bancos centrais das principais economias seguem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, em um ambiente em que a inflação se mostra resiliente.).

O nível de desaceleração econômica, a expectativa de controle da inflação e a atenção do governo federal em relação ao risco fiscal do Brasil, poderão alterar a política monetária até o final de 2023.

Para o mês de maio, a expectativa dos analistas era de que o COPOM pudesse começar uma sequência de baixas para a taxa Selic, no entanto, a decisão de manter a taxa em 13,75% ao ano indica que o COPOM acredita que ainda não é o momento de fazer ajustes no cenário econômico.

Ainda segundo o comunicado, as projeções de inflação do Copom em seu cenário de referência situam-se em 5,8% em 2023 e 3,6% em 2024. As projeções para a inflação de preços administrados são de 10,8% em 2023 e 5,2% em 2024. Em cenário alternativo, no qual a taxa Selic é mantida constante ao longo de todo o horizonte relevante, as projeções de inflação situam-se em 5,7% para 2023 e 2,9% para 2024.

As próximas reuniões do COPOM estão marcadas para junho, agosto e setembro deste ano, e serão determinantes para avaliar se as condições econômicas permitem o início do ciclo de corte de juros. Enquanto isso, investidores e empresários seguem atentos às movimentações do mercado financeiro e aguardando as próximas definições do COPOM.

A próxima reunião do Copom será nos dias 20 e 21 de junho.

Como a Selic pode impactar o seu Plano?

Em seu atual patamar, a Selic segue oferecendo oportunidades para investimentos com perfil de longo prazo, como a Previdência Complementar Fechada. No caso da BB Previdência, por exemplo, há um impacto positivo sobre a parcela dos ativos de renda fixa, cuja rentabilidade é atrelada à taxa. Sempre atenta ao mercado, a equipe de investimentos da BB Previdência segue analisando diferentes oportunidades, incluindo alocações em títulos públicos federais e fundos de renda fixa.

Acompanhe as análises mensais

Se você já é participante da BB Previdência, pode acompanhar as análises mensais sobre os investimentos do seu Plano no acesso à Minha Previdência, na área de rentabilidade, e também na plataforma de educação financeira e previdenciária da Entidade, o Pense Futuro.

Fonte: https://bbprevidencia.com.br/tecnoprev/pensefuturo/educacao-financeira/copom-mantem-taxa-basica-de-juros-em-1375-em-maio-de-2023