Event snippet. The event snippet section should be placed on pages with events youíre tracking, after the global snippet.
Boletim Econômico – Fevereiro 2024

Boletim Econômico – Fevereiro 2024

Balanço

Apesar do cenário global mais positivo, em especial nos EUA, janeiro não foi positivo para o mercado interno. O Ibovespa registrou queda de -4,79%, aos 127.752 pontos.

O MSCI World, índice que mede o desempenho do mercado das empresas de médio e grande porte, com presença global nos países desenvolvidos, registrou alta de 3,48%. O Real depreciou 2,32% frente ao Dólar, encerrando o mês cotado a R$ 4,95. Houve o fechamento na parte curta da curva de juros, e abertura da porção mais longa da curva. Os índices fecharam em posições opostas, IMA-B 5 positivo, 0,68% e IMA-B 5+ negativo, -1,47%.

Análise

Janeiro foi marcado pela decisão de política monetária nos EUA e no Brasil, o banco central americano (Fed) manteve as taxas de juros de referência inalteradas entre 5,25% e 5,50%, como amplamente esperado. No Brasil, o Comitê de Política Monetária reduziu a taxa Selic em 0,50 p.p. (de 11,75% para 11,25%).

No ambiente doméstico, o anúncio do governo acerca da nova política industrial gerou apreensão nos participantes do mercado, os quais temeram uma reedição de medidas sem sucesso de mandatos anteriores. Contudo, a percepção de risco fiscal foi amenizada após o governo afirmar que os recursos ao programa não serão provenientes do Tesouro Nacional.

No cenário internacional, o principal direcionador para os negócios segue sendo a perspectiva sobre a trajetória da política monetária norte-americana. Porém, a resiliência na criação líquida de vagas de emprego nos EUA pode ser um obstáculo para o ciclo de flexibilização monetária no curto prazo na maior economia do mundo. Conforme relatório do Payroll, em janeiro houve a criação de 335 mil vagas, bem acima das expectativas de mercado (185 mil).

Situação

Na divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) no dia 6.2.2024, o BC afirmou que deve continuar com ciclo de cortes na taxa de juros, apesar de enxergar uma atenuação nas perspectivas de desaceleração para a economia brasileira.

A economia chinesa tem apresentado ritmo de retomada abaixo do esperado, ao passo em que busca reduzir a dependência do setor imobiliário. E a economia americana, apesar da política monetária contracionista, ainda segue com inflação acima da meta.

Considerando a visão de longo prazo de uma EFPC, neste início de 2024, faremos alocações no segmento Renda Fixa, aproveitando o atual patamar da taxa de juros, ou seja, juros reais acima das metas dos planos de benefícios administrados pela BB Previdência. Além disso, seguimos avaliando oportunidades em outros segmentos, de modo a manter um portfólio diversificado, que busca a redução do risco global da carteira.

Glossário

EFPC – Entidade Fechada de Previdência Complementar.

IMA – Índice de Mercado ANBIMA. – É referência para os investimentos em renda fixa.

IMA-B 5 – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento de até cinco anos.

IMA-B 5+ – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento igual ou acima de cinco anos.

MSCI World – Índice de ações globais

FED – Banco central dos EUA

Payroll – a folha de pagamento, também chamada de Nonfarm Payroll, traz dados a respeito do número de empregos nos EUA

Fonte: https://bbprevidencia.com.br/pensefuturo/boletim-economico/boletim-economico-fevereiro-2024