Event snippet. The event snippet section should be placed on pages with events youíre tracking, after the global snippet.
Boletim Econômico – Março 2024

Boletim Econômico – Março 2024

Balanço

Em meio a um cenário global positivo, com apreciação de grandes empresas de tecnologia, os ativos brasileiros apresentaram ligeira recuperação em relação a janeiro, o Ibovespa fechou o mês com 129.020 pontos, uma valorização de 0,99%. As curvas de juros tiveram leve abertura, porém não o suficiente para prejudicar o ganho com carrego de NTN-Bs, com os índices IMA-B 5 e IMA-B 5+ se valorizando 0,59% e 0,51% respectivamente.

As incertezas sobre as condições fiscais do governo, assim como turbulências na percepção sobre o governo federal trouxeram adversidade para os mercados.

No restante do mundo, especialmente nos países desenvolvidos, houve continuidade no movimento de apreciação de ativos relacionados a tecnologia, puxando o desempenho dos índices de ações internacionais. Há ainda expectativa positiva para o desempenho de ações de setores menos relacionados a tecnologia, frente à diminuição de restrições sobre crédito.

Análise

Fevereiro foi um mês sem grandes surpresas no âmbito econômico. O Banco Central do Brasil, através de suas comunicações, reforçou a visão de que a desinflação segue em curso, e as medidas de inflação mais relevantes (núcleos e subjacentes) ainda não estão em nível considerado adequado com o controle da inflação. O governo central seguiu a espera de dados sobre arrecadação e evitando discussões mais profundas sobre o tema.

No cenário internacional, o FED evitou traçar um plano de cortes de juros, indicando que aguarda ainda dados mais consistentes de núcleos de inflação e mercado de trabalho. O mercado precificou a curva de juros, esperando cortes mais próximos ao início do segundo semestre. Na Europa, há expectativa de cortes de juros em prazo semelhante. Nos países emergentes, por outro lado, o cenário de inflação em trajetória mais controlada permite esperar cortes em um prazo menor.

Para março, temos pontos importantes na discussão arrecadatória e fiscal. O governo central terá de definir se mantém a meta de déficit zero, considerada inatingível pelo mercado, ou se reajusta para comportar a atual relação de gastos e arrecadação. Além disso, o legislativo deve iniciar o processo de discussão dos detalhes da nova norma tributária; e as eleições municipais terão um papel crescente nos debates políticos.

Situação

Considerando o cenário, há a necessidade de acompanhamento cuidadoso dos setores de Renda Variável no Brasil e no Exterior, que devem apresentar volatilidade e oportunidade de entrada. Além disso, as taxas de juros nacionais ainda se encontram em patamar atrativo, acima da meta atuarial e índices de referência dos planos administrados. Já ativos indexados ao CDI, por outro lado, têm atratividade decrescente frente à expectativa de cortes e o alívio monetário que favorece outros ativos.

Glossário

EFPC – Entidade Fechada de Previdência Complementar.

IMA – Índice de Mercado ANBIMA. – É referência para os investimentos em renda fixa.

IMA-B 5 – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento de até cinco anos.

IMA-B 5+ – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento igual ou acima de cinco anos.

MSCI World – Índice de ações globais

FED – Banco central dos EUA

Payroll – a folha de pagamento, também chamada de Nonfarm Payroll, traz dados a respeito do número de empregos nos EUA.

Fonte: https://bbprevidencia.com.br/pensefuturo/boletim-economico/boletim-economico-marco-2024