
Boletim Econômico – Março 2025
Em março de 2025, o cenário econômico global consolida incertezas de política econômica do governo Trump, afetando a capacidade dos agentes de formar cenários confiáveis e, consequentemente, diminuindo o ímpeto do investimento. Os efeitos cambiais foram mistos, com quedas e subidas, assim como os efeitos de juros. No Brasil, a pauta mais relevante foram as mudanças ministeriais após deteriorações na popularidade do presidente. A redução da inflação de alimentos foi considerada a prioridade do governo.
Análise
O mercado está especialmente atento ao comportamento da política econômica, especialmente tarifária, do governo Trump. Os impactos sobre a economia brasileira ainda são incertos, contudo antecipam-se impactos negativos sobre a economia norte-americana, com inflação e possíveis aumentos de juros. O comportamento dos bancos centrais é especialmente importante nesse período.
A taxa de juros no Brasil deve subir ainda mais um ponto percentual antes de uma possível reavaliação. Em função de dados de atividade econômica e renda mais fracos que o esperado, os agentes econômicos encontram-se em compasso de espera quanto ao comportamento da inflação.
Situação dos mercados
O mercado de renda fixa brasileiro segue oferecendo oportunidades atrativas, com perspectiva de recuperação para títulos de médio prazo. A renda variável no Brasil, por sua vez, ainda deve sofrer fortes variações antes de ter uma recuperação mais clara. Investidores institucionais continuam acompanhando os desdobramentos da política econômica para alocar seus recursos.
Glossário
FED – Banco central dos EUA
COPOM – Comitê de Política Monetária: órgão do Banco Central responsável pela definição das taxas de juros
Fonte: https://bbprevidencia.com.br/blogbbp/boletim-economico/boletim-economico-marco-2025