Boletim Econômico – Dezembro 2023

Boletim Econômico – Dezembro 2023

Balanço

O mês de novembro foi positivo para os mercados globais, influenciado pelas expectativas de menor contração das políticas monetárias nas principais economias, em especial a norte americana, diante do arrefecimento da inflação. O MSCI World (moeda original), índice que mede o desempenho do mercado das empresas de médio e grande porte, com presença global nos países desenvolvidos, desconsiderando a influência do câmbio, apresentou forte valorização (9,21%).

No Brasil, além da influência do otimismo com o cenário global, as expectativas quanto à condução da política fiscal se tornaram mais favoráveis, e o mês foi de alta para a maioria dos ativos internos. O Ibovespa encerrou o mês em seu melhor desempenho mensal, desde 2020, com alta de 13,2%, aos 127.331 pontos. No câmbio, o Real apreciou 2,6% frente ao dólar, encerrando o mês cotado a R$ 4,91. A curva de juros fechou, por isso, os índices variaram positivamente, sendo o IMA-B 5 1,80% e o IMA-B 5+ 3,39%.

Análise

Nos EUA, com a atividade econômica ainda resiliente, em especial o mercado de trabalho, e a inflação ainda longe da meta, o Comitê de Política Monetária (FOMC) do Federal Reserve (FED), em sua reunião ocorrida nos dias 31.10 e 1.11.2023, manteve a taxa de juros no intervalo de 5,25% e 5,50%. Contudo, no decorrer de novembro a inflação nos EUA apresentou resultado abaixo do esperado, o que trouxe valorização para os ativos de risco.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa de juros (Selic) em mais 50 bps (de 12,75% para 12,25%), avaliou que a inflação segue a trajetória esperada de desinflação, e sinalizou estabilidade e consistência no ritmo de cortes.

Situação

Apesar da inflação ainda acima da meta em grande parte dos países, o processo desinflacionário tem ganhado força, e a expectativa é de uma Política Monetária menos restritiva nas principais economias, beneficiando o fluxo de capitais para economias emergentes, como a do Brasil.

A volatilidade de curto prazo dos ativos internos tem se mostrado alta, entretanto, dado o objetivo de rentabilidade de longo prazo para uma EFPC, o nível atual dos preços dos ativos representa uma oportunidade para aumentarmos posições.

Neste mês de novembro, faremos alocações no segmento Renda Fixa, aproveitando o atual patamar da taxa de juros, ou seja, juros reais acima das metas dos planos de benefícios administrados pela BB Previdência. Além disso, manteremos um portfólio diversificado, buscando a redução do risco global da carteira.

Glossário

EFPC – Entidade Fechada de Previdência Complementar.

IMA – Índice de Mercado ANBIMA. – É referência para os investimentos em renda fixa.

IMA-B 5 – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento de até cinco anos.

IMA-B 5+ – Títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento igual ou acima de cinco anos.

Fonte: https://bbprevidencia.com.br/pensefuturo/boletim-economico/boletim-economico-dezembro-2023