Últimas notícias

Boletim Econômico – Maio 2025

Balanço O cenário econômico global em maio de 2025 traz desdobramentos importantes para a política monetária brasileira, com anúncio de mais um aumento na taxa básica de juros. O aumento de 0,5 pontos percentuais veio acompanhado de um comunicado mais suave, apontando que o ciclo de alta está próximo do fim. O nível já restritivo da taxa, acompanhado do receio…

Aumento da Selic fortalece investimentos indexados ao CDI

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros e as incertezas quanto aos próximos encontros da autoridade monetária em relação à Selic fortalecem ainda mais os investimentos indexados ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário, diante do bom retorno e da baixa volatilidade de preços desses títulos de curto prazo emitidos pelos bancos,…

Como declarar a sua Previdência Complementar no Imposto de Renda 2025

Todas as pessoas que realizaram pagamento de alguma contribuição por meio de cobrança bancária para a BB Previdência em 2024 terão acesso ao Demonstrativo de Contribuição. Os Participantes que contribuíram para o Plano por meio do desconto em folha de pagamento devem solicitar essas informações diretamente ao departamento de recursos humanos da sua empresa ou instituição. Como declarar: 1. Na…

Boletim Econômico – Março 2025

Em março de 2025, o cenário econômico global consolida incertezas de política econômica do governo Trump, afetando a capacidade dos agentes de formar cenários confiáveis e, consequentemente, diminuindo o ímpeto do investimento. Os efeitos cambiais foram mistos, com quedas e subidas, assim como os efeitos de juros. No Brasil, a pauta mais relevante foram as mudanças ministeriais após deteriorações na…

Selic fica mais próxima de 14,25% ao final de 2025

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros para 14,25% ao ano reflete o cenário de alta inflação e a expectativa de novos aumentos nos próximos meses, impulsionados pela demanda aquecida e pela expansão fiscal. De acordo com Ginne Siqueira Diniz, Superintendente de Investimentos da BB Previdência, o Banco Central já havia sinalizado…

Boletim Econômico – Dezembro 2024

Balanço Em dezembro de 2024, o desempenho do PIB brasileiro surpreendeu positivamente, com crescimento no acumulado do ano em 3,1%. Para 2025, as estimativas apontam um avanço superior a 2%, refletindo otimismo moderado. No entanto, o crescimento impulsionado pelo consumo em 2024 pode perder força no próximo ano, devido à possível necessidade de aumento ainda maior das taxas de juros…

Boletim Econômico – Agosto 2024

Balanço O mês de julho se iniciou com recuperação nos mercados de ações e de títulos públicos. Ao longo do mês, contudo, houve mudança nas perspectivas das eleições americanas e da queda futura da inflação, criando dúvidas sobre o controle do nível de preços. As expectativas dos agentes econômicos sobre juros ficaram divididas, com integrantes do mercado inclusive esperando novos…

Boletim Econômico – Junho 2024

Balanço O mês de maio deu continuidade ao movimento de aversão ao risco. O fator que estimulou tal movimento foi a mudança nas expectativas de juros e a descrença no comprometimento do governo federal com o resultado fiscal, fazendo com que os juros de todos os prazos se elevassem. Diante do pessimismo, o mercado de ações registrou nova queda expressiva….